Ler e-books do formato EPUB no Kindle

Tenho um Kindle da Amazon mas este dispositivo de leitura de e-books, mesmo sendo capaz de abrir nativamente   livros no formato PDF ou TXT, ou ainda os formatos dedicados MOBI e AZW (o formato nativo da Amazon, que é um derivado deste último).

A única “e-livraria” em Portugal que vende livros em formato electrónico é a Leya (www.leya.pt) e, ainda por cima, acontecia que o formato elegido era o EPUB com a protecção de direitos de autor da Adobe (DRM). Após pesquisa, percebi que o Kindle não lê EPUB’s, para mais equipados com protecção de direitos de autor. Mas como não queria estar a comprar um novo leitor de e-books só para ler os EPUB’s da Leya, optei por uma opção mista, que a Leya disponibilizava: adquirir o livro em formato tradicional de papel e adquirir o e-book respectivo a um preço baixo – e assim fiz, pois, na dúvida de que o Kindle não lesse o EPUB. Se isso acontecesse, ainda tinha o livro em formato tradicional para ler. O livro que ia adquirir era um que já pretendia há algum tempo, “O teu rosto será o último”, do escritor estreante João Ricardo Pedro, vencedor do Prémio Leya 2011.
Vim a perceber que existe uma ferramenta chamada Calibre, a que poderíamos chamar o “iTunes” dos e-books, uma vez que permite criar uma “biblioteca de e-books” à imagem de uma biblioteca do iTunes e transferir os livros de e para um leitor dedicado. E então o que percebi é que o Calibre, para além de abrir qualquer EPUB (com o senão de ter transferir o Adobe Digital Editions, um aplicativo para ler o e-book no computador (em qualquer sistema operativo), de forma a que a protecção de cópia possa ser “levantada” e o Calibre possa fazer o que tanto desejava, converter o EPUB num livro AZW, que o Kindle já consegue abrir.

A Adobe disponibiliza, aliás, para quem desejar experimentar o Calibre para fazer esta conversão, um conjunto de e-books de clássicos como o Dom Quixote ou a Alice no País das Maravilhas

Se viesse a saber que o Calibre fazia esta conversão, escusava de ter comprado o livro em formato papel. Mas com eles estavam a oferecer o pack livro em papel mais o e-book, o qual adquiri, acabou por ser o menos mal. Da próxima vez, já sei que posso comprar à-vontade qualquer e-book no formato EPUB uma vez que o Calibre faz o trabalho da conversão.

Anúncios

One response to “Ler e-books do formato EPUB no Kindle

  1. Parabéns pelo post…estou pensando em comprá-lo e uma das ressalvas seria essa…espero comentários…Abraços !

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s