Como é que eram feitas as naus que permitiram Portugal conquistar meio mundo !?

Os portugueses alcançaram, no espaço de um século, navegar por meio mundo. No entanto, pouco se sabe a respeito de como eram construídas as naus e caravelas que permitiram as façanhas lusitanas. Os construtores navais não eram dados a escreverem tratados de como o fazer,  a escrita estava nas mãos do Clero e a Imprensa só foi descoberta no ocidente em 1439 por Gutenberg em Nuremberga, já Gil Eanes tinha dobrado o Bojador em 1434 numa caravela. O conhecimento foi transmitido por via oral e foi resultado do empirismo pragmático que aproxima os engenheiros navais portugueses da altura dos engenheiros romanos que construíam aquedutos, pontes e estradas que também não deixaram quaisquer tratados de como o fizeram e sem perceber da leis físicas que estavam por detrás da estrutura de tais obras, conseguiram erguer as referidas baseando-se na tentativa e erro (à semelhança dos egípcios do Antigo Império que desde Saqqarah até Gizah também se tornaram mestres na construção de pirâmides).

Faltando a documentação que comprova a “ciência” (e aqui as aspas têm razão de ser, por aquilo que ficou dito acima) por detrás da construção ficam no entanto os números que explicam o sucesso dos portugueses: desde 21 de Agosto de 1415 (vai fazer 600 anos em breve), que marca a conquista de Ceuta até ao desembarque no Japão em 1543 medeiam 128 anos, nos quais uma pequena nação europeia de pouco menos de cem mil quilómetros quadrados foi capaz de superar a mentalidade medieval da Terra achatada, e largar-se por esse Oceano fora até atingir o ponto extremo sul do Continente africano, atingir o subcontinente indiano por mar, e por fim ao monopólio dos turco otomanos com esta região do Globo, conquistar Malaca e a assegurar o domínio português do Oceano Índico, descobrir a Austrália (descoberta mantida em segredo durante 200 anos até o inglês James Cook a ter redescoberto), etc., etc., etc.

O que é certo é que os historiadores mundiais acabam por contar a história universal (sem assim se aperceberem) do ponto de vista da nação de que são cidadãos e assim como o maior parte destes historiadores são anglo-saxónicos a perspectiva destes acaba por se sobrepôr infelizmente.

Neste documentário realizado por portugueses e que foi premiado pelo Discovery Channel tenta-se reconstituir os métodos que foram usados pelos portugueses para construir as embarcações que lhes permitiram essa proeza.

O link fica abaixo:

http://portugalglorioso.blogspot.pt/2015/02/caravelas-naus-e-galeoes-portugueses.html

 

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