Rans … onde fica !?

Concluídas as presidenciais de 2016 com o candidato anunciado como vencedor a confirmar o seu favoritismo logo à primeira volta (ou turno, como dizem os brasileiros), um simpático candidato conhecido por Vitorino Silva ultrapassou sob a meta muitos dos candidatos, alcançou o 6º lugar e ia por pouco deixando para trás o candidato dos comunistas, tudo graças à sua simplicidade,(in)gen(u)in(al)idade e humildade. Claro está que estou a falar do fenómeno “Tino de Rans”, o simpático senhor calceteiro que pôs a povoação “Rans” no mapa. Não podendo pegar num automóvel e deslocar-me “virtualmente” a Rans, através da consulta do site oficial do MAI destas presidenciais: http://www.presidenciais2016.mai.gov.pt/ .

Tenho de confessar que o dito site não torna possível acesso imediato a uma localidade via uma simples introdução de texto em caixa de pesquisa, ou talvez por manifesta falta de jeito da minha parte, decidi arriscar a minha sorte usando o mapa de Portugal “fatiado” por concelhos: sabia (apenas) que Rans fazia parte do concelho do Penafiel, que sei faz parte do Porto: cliquei no distrito do Porto, e tive a primeira dificuldade: para encontrar a peça do puzzle que haveria de ser o concelho de Penafiel tive de andar às voltas a passar o rato por cima de todas as fatias até encontrar Penafiel. Resolvido este desafio, passei ao seguinte: encontrar Rans no meio das vinte freguesias de Penafiel: lá encontrei Rans.

rans

E aqui claro: já se sabia, Tino venceu ! Deixou para trás o prof. Marcelo a menos de metade dos votos. Fantástica vitória Tino ! Nem precisaria de uma empresa de sondagens para poder encontrar o provável vencedor !

O “efeito” Tino (parece que o centro metereológico dos EUA vai baptisar o próximo furacão com esse nome…) tornou-se também visível no valor da abstenção: pouco mais de 33% ! resultandos de rans

Haviam todos os (ex)-presidentes de junta deste Portugal candidatarem-se à “freguesia” de Belém findos os seus três mandatos e haveriam de ver que isso iria contribuir imenso para abaixar a abstenção !

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s