A nossa vida toda não passa de um filme !

Cientistas da École de Lausanne decidiram investigar se por detrás da percepção consciente do que se passa à nossa volta todos os dias existe um processamento ‘inconsciente’ que só vem à luz da nossa consciência após estar completo. As operações atómicas que tratarão de processar os constituintes de qualquer estímulo/imagem que desperte a nossa atenção serão processados em diferentes centros neurais e só a imagem do ‘todo’ chega ao espaço consciente da nossa mente. É como se a nossa mente fosse um cozinheiro que só está interessado em que provemos os pratos depois de estarem inteiramente completados.

Basicamente é o recuperar da velha ideia de que nós passamos toda a nossa vida a ver um ‘filme’: o ‘filme’ criado pelo nosso cérebro. Não são as estímulos em ‘bruto’ que chegam à consciência, mas sim o resultado final do seu processamento.

O estudo não esclarece se a idade dos sujeitos terá algum efeito no durante deste processamento ‘pré-consciente’, mas arrisco-me a afirmar que este tempo de processamento alonga com a idade, sendo que nas crianças o processamento é mais rápidos e nos mais idosos muito mais demorado. Isto faz sentido, porque para que os diferentes centros neurais do cérebro se mantenham coordenadas, terá de existir um centro regulador responsável pela sincronização das tarefas separadas de cada um desses centros e que depois será o responsável por ‘entregar’ o resultado final ao espaço consicente, que ainda não sabemos ao certo se mapeia fisicamente no cérebro nalguma região anatómica cerebral concreta. E Descartes dizia que seria na glândula pineal…

 

Source: How the brain produces consciousness in “time slices”

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s