Multi-pesquisa nas Bibliotecas do Algarve

Imaginem que existia uma base de dados única que congregava todos os registos individuais de todas as bibliotecas públicas do país, fossem municipais, escolares ou universitárias. Obviamente que estaria mais interessado em pesquisar nas bibliotecas do meu concelho, mas uma visita à biblioteca municipal de um concelho não muito afastado do meu para consultar um livro para o qual já não tem novas edições iria fazer uma grande diferença para uma pesquisa em que estivesse envolvido. Seria possível uma coisa dessas no nosso país se existisse a vontade política e o interesse dos nossos autarcas em atingir um tal objectivo. Simplificar-se-ia imenso o processo de encontrar livros já há muito esquecidos. Poderia haver um intercâmbio entre as bibliotecas municipais no sentido de partilharem livros ou comparar estatísticas a nível nacional sobre quais seriam os livros mais requisitados e que poderia haver um interesse de compra ou nova edição.

Algo que sinto necessidade quando faço pesquisa bibliográfica é saber que recursos tenho ao dispor na região onde resido. Nomeadamente as bibliotecas pública disponibilizadas pelos municípios e pela Universidade da região. Se bem que nalguns casos o empréstimo seja restrito, existe sempre a possibilidade de consulta no lugar. Assim, o que costumo fazer é pesquisar nas bibliotecas do meu concelho e outros pela existência de certo livro no inventário. O processo é chato porque tenho que repetir a mesma pesquisa em 11 sites dos catálogos online das bibliotecas do Algarve (existem 4 concelhos que não têm catálogo online).
Para agilizar o processo, criei um site de pesquisa, ou melhor multi-pesquisa que acede automaticamente ao catálogo on-line de seis (Tavira, Faro, Castro Marim, São Brás de Alportel, Portimão e Lagoa). Disponibilizo aqui a toda a gente que estiver interessada o endereço do site. Não foi possível acrescentar a consulta de outros cinco catálogos do Algarve porque o método que uso para fazer a busca não permite que a pesquisa seja feito acedendo directamente via o URL da pesquisa do catálogo a partir de um site remoto.

http://biblioalgarve.digfish.org/

Anúncios

Publicado por

digitalfisherman

I lost the eye which used to peer into the future. The eye that looks into the past is the only one that remains.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s