O Desastre de Tânger (1437)

A ePainel dos Cavaleirospopeia portuguesa das Descobertas não conheceu apenas episódios maravilhosos e com finais gloriosos a favor dos portugueses. Um dos episódios que passou á história como dos maiores fiascos das pretensões portuguesas em conquistar o Alengarve (O Al Gharb de África – Marrocos) foi a malograda expedição de conquistar a poderosa cidade de Tânger em 1437, liderada pessoalmente desde o princípio pelo Infante D. Henrique. Acabou mal a história ainda antes de começar, e põe em causa a imagem criada pela propaganda do Estado Novo  como o Infante D. Henrique como sendo o único e grande mentor pela nossa “Gesta marítima” dos Descobrimentos. Ideia essa que ainda sobreviveu umas boas décadas após o 25 de Abril e só foi revista nos manuais de História recentemente.

Encontrei um artigo na Wikipédia em inglês bastante completo sobre os eventos de Tânger em 1437, que contam a história real em redor da personalidade ávida do Infante e duque de Viseu, na base de uma mentalidade feudo-medieval sedenta de conquistas, terras e cruzadas.

Não cedi à tentação de traduzir o artigo na sua completude para o idioma de Camões. Não sendo historiador de formação, deixo aqui o link para a minha colaboração pessoal, que relata a verdadeira história por detrás da lenda do Infante Santo. Espero que a minha tradução não deixe gente de boca aberta por algumas gralhas gritantes que surjam na tradução.

Links:

 

 

Anúncios

Publicado por

digitalfisherman

I lost the eye which used to peer into the future. The eye that looks into the past is the only one that remains.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s