As duas Batalhas de Lutzen

Não existem muitos lugares que tiveram oportunidade de ser palco de batalhas em duas guerras diferentes. Um deles foi Lutzen, actual pequena localidade de 8000 habitantes situada na antiga Alemanha de Leste, teve algo que dificilmente chamar de “sorte” – se é que podemos falar em tal – em dois momentos distintos da história do velho continente, separados entre si de pouco menos de 200 anos.As duas batalhas de Lutzen

A primeira Batalha de Lutzen teve lugar em 1632 e foi uma das mais importantes da 3ª fase (também chamada “fase sueca”) da Guerra dos Trinta Anos (1618-1648), um dos mais devastadores conflitos na Europa após a adopção geral da artilharia e armas baseadas na pólvora. Considerado o último conflito de índole religiosa no velho continente, teve sempre como a potência a derrotar o que então se auto intitulava de “Sacro Império Romano” (uma espécie de “Império Romano” consagrado pelo Papa e que controlava grande parte do actual centro da Europa). Nessa altura, a casa de Habsburgo, desde Carlos V, ao mesmo tempo imperador e rei de Espanha, era a casa real destes imperadores, mas a adopção do Luteranismo pela maior parte dos súbditos do Império colocava o Imperador católico em conflito com os príncipes líderes locais e regionais. Vários países se foram arrevesando uns aos outros durante este conflito, sempre em mente diminuir o Poder Imperial dos Habsburgos, que tinham o suporte dos reis de Espanha (os nossos “Filipes” em Portugal), seus parentes de outro ramo da casa de Habsburgo. Portugal participou de forma indirecta nesta guerra, no lado dos Habsburgo, uma vez que era parte integrante dos domínios desta casa desde 1580. Mas voltando à referida batalha, nela pereceu talvez o mais celebrado líder durante toda a guerra, o rei sueco Gustavo II Adolfo, cujas inovações a nível da artilharia de fogo móvel foram decisivas pelo seu sucesso e avanço no interior de território que é a actual Alemanha… apesar da morte do seu líder, as forças por si lideradas prevaleceram na batalha, acabando por vencer.

Em 1813, Napoleão Bonaparte, imperador francês, encontrava-se no mesmo terreno, em retirada após o fiasco da tentativa de Invasão Russa do ano anterior. No seu encalço, seguia o exército da Sexta Coligação formada pela Prússia e a Rússia, entre outras nações.

Ao aproximar-se de Lutzen, relembrou-se da velha batalha de 1633 onde perecera o grande Gustavo Adolfo, na altura aliado da França,  numa guerra onde a França era aliada da Suécia, e sendo um estudioso das artes e estratégia militar, decidira deslocar-se a Lutzen para recordar o emérito rei sueco, quem sabe seguindo o seu exemplo recobrar forças após a humilhante invasão gorada, ao mesmo tempo de proporcionar um momento de relaxamento na retirada.

Enquanto desfilava pelo campo de Batalha de 1632, com o seu séquito, fazendo uma espécie de memorial da Batalha ocorrida 181 anos antes, começou a ouvir disparos de artilharia sinal de que o exército russo-prussiano se aproximava. Não esperava que o exército russo-prussiano estivesse tão próximo daí o seu relaxamento para fazer um pouco de “turismo” fazendo um memorial a um campo de batalha onde pereceu um dos seus heróis, Gustavo Adolfo, mas o exército aliado inimigo conseguiu alcançá-lo precisamente em Lutzen, de forma que Lutzen passa a figurar nos anais da Histórias como palco de duas batalhas. Na batalha protagonizada por Napoleão, ele conseguiu deter a investida do exército coligado, detendo a sua perseguição e podendo respirar melhor na sua retirada de volta a França, sem no entanto sofrer pesadas baixas.

Dois anos depois, Napoleão seria deposto e exilado para a Ilha de Elba…

Não fosse Bonaparte um amante e estudioso da Guerra no passado e se calhar Lutzen não teria tido essa “sorte” de ser palco para duas batalhas…

https://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_de_L%C3%BCtzen_(1813)

Anúncios

Publicado por

digitalfisherman

"Nothing remains of me, the sea and the rain has taken the whole of me, remaining only a nomad empty shell"

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s