Lenda de um Templário Algarvio

Terminei a leitura deste livro:

Lenda de um Templário Algarvio

http://www.goodreads.com/book/show/42425605-lenda-de-um-templ-rio-algarvio

Anúncios

O “cair da noite” de Isaac Asimov

O que aconteceria se de repente toda a energia eléctrica se dissipasse como um suspiro !? O que aconteceria no nosso planeta, nas grandes cidades, se nunca mais voltássemos a ver a luz do Sol !? Isaac Asimov, um dos grandes mestres da Ficção Científica, especula numa novela curta que se lê de um trago uma civilização inteira que assiste à primeira chegada da noite, que só ocorre uma vez em vários milhares de anos.

Link: O cair da noite by Isaac Asimov | Goodreads

Uma letra para cada aminoácido

A dra. Dr. Margaret Oakley Dayhoff foi a primeira investigadora a usar métodos computacionais para representar a sequência das proteínas e em 1965 foi a responsável por usar letras para representar cada uma dos aminoácidos. A mnemónica por detrás da atribuição de cada letra está aqui explicada.

Racismo – genético ou adquirido !?

 

Este artigo apareceu no Público on-line de ontem:

http://www.publico.pt/Ci%C3%AAncias/no-cerebro-ha-um-conflito-entre-ter-atitudes-racistas-e-serse-neutro-1552299

Esta tendência para separar e individualizar pode ter uma base inata e, logo genética. Tendencialmente, as pessoas formam grupos onde partilham características comuns: idioma, religião, estado civil, idade, e a cor da pele é uma deles.
Quando falamos de racismo, devemos falar dele em sentido lato: quando a palavra é empregada num contexto onde identifica qualquer forma de discriminação, independentemente da característica que levou a essa discriminação.
Se eu entrar num bar cheio de pessoas de uma só cor, provavelmente irei entrar nesta tal situação de conflito que o artigo descreve. Digamos que a irracionalidade e a racionalidade entram claramente em conflito neste caso, vencendo nalguns casos uma e noutros a outra.

E então quando existem aquelas situações em que temos de “agir logo”, como uma rixa, não sei qual delas levará a melhor. Desconfio que sei qual é.