“The White Princess”

Mantenho o título no original porque parece que esta série britânica ainda não foi transmitida em Portugal. Relata a história de Isabel de Iorque (no original, Elizabeth of York), que tem de casar com Henrique Tudor (depois Henrique VII, não confundir com o filho Henrique VIII, o das seis esposas) , o vencedor da batalha de Borsworth Field, perto de Leicester – onde derrotou e matou o último rei da casa de York Ricardo III – para terminar com um longo feudo de trinta anos de guerras entre as casas de Lencastre e Iorque – a Guerra das Duas Rosas – pelo trono inglês. Uma donzela e um casamento dinástico como pacto político entre dissidentes de York e os sobreviventes seguidores dos Lencastre para trazer de volta a paz e a união à Inglaterra de fins do século XV, após a derrota na Guerra dos Cem Anos com a França. Elisabeth vai tentar contra a sua vontade não se deixar cercear pelo seu esposo o jovem Henrique Tudor mas a sua premissa inicial acaba por ser traída pelo amor que vai sentir pelo marido e filhos. Pelo meio, a mãe, a antiga rainha consorte Elizabeth Woodville, vai continuar a conspirar contra a filha e o novo genro servindo-se dos poucos fiéis à casa de York que ainda sobram.
Esta série de 2017 foi produzida por canal Starz como sequela à série The White Queen, já aqui abordada. A fidelidade para com a sua família do origem (os York) e a sua nova família que vai constituir, resultante dos filhos que vai gerar (os Tudor) e o amor que mais tarde desenvolver para com o rei deixa Elisabeth no conflito entre as duas casas que parecia não querer sossegar um país permanentemente em conflito durante todo o século XV.

Autor: digitalfisherman

I am a curious guy with diverse skills and tastes. From computer programmer to historian, I search to make old, lost and forgotten things known to the world. Sou uma pessoa curiosa com várias vocações e interesses. Desde programador a historiador, procuro por coisas antigas, perdidas e esquecidas para as tornar conhecidas no mundo.

Deixe um comentário