Ataíde de Oliveira (1842/3? – 1915) – qual o verdadeiro ano de nascimento ?

Screenshot-2018-3-20 PT-ADFAR-PRQ-SLV02-001-00009_m0202 jpg - Baptismos - Arquivo Distrital de Faro - DigitArq
Francisco Xavier Ataíde de Oliveira, natural da freguesia de Algoz, um dos primeiros algarvios a mostrar na escrita o amor ao seu Algarve. Essencialmente como monografista  (para não dizer antropólogo), mas também como escritor, jornalista e etnógrafo, sendo conhecido pela sua recolha de Contos de Mouras Encantadas, sua primeira obra de maior sucesso, seguida pelas inúmeras monografias que escreveu. Nos primeiros resultados de uma pesquisa on-line pelo seu nome, o ano de nascimento aparece 1842 na wikipédia e neste site da Direcção Geral do Património e 1843 noutros. No livro da 2ª edição moderna das Mouras Encantadas, editado pelo Notícias de Loulé, em 1996, que tem uns apontamentos biográficos escritos por João Valadares d’Aragão e Moura, refere a data de 2 de Outubro de 1843 para o seu nascimento. Decidi ir confirmar na fonte este facto, e pelos registos paroquiais de nascimentos da freguesias disponíveis on-line no Arquivo Digital de Faro, encontrei o que procurava: a data precisa é a referida por João Valadares, conforme imagem que abaixo se mostra. Curioso no volume digitalizado do volume do registo paroquial respeitante ao período 1830-1846, apresentar no interior da contracapa uma foto de Ataíde de Oliveira que se reproduz acima.

Para conhecer melhor este ilustre algarvio oitocentista recomenda-se a leitura deste artigo do professor Vilhena Mesquita: O Monografismo Algarvio – O Pioneirismo de Ataíde Oliveira.

Não deixa de ser curioso, de para além de ter uma foto de Ataíde Oliveira neste volume, a página estar marcada com um clip que ficou na digitalização.

 

 

assento_nascimento_AtaideOliveira_marcas
Reprodução do registo de nascimento de Ataíde de Oliveira,  a 2 de Novembro de 1843, em Algoz (sublinhados são meus).

Autor: digitalfisherman

I am a curious guy with diverse skills and tastes. From computer programmer to historian, I search to make old, lost and forgotten things known to the world. Sou uma pessoa curiosa com várias vocações e interesses. Desde programador a historiador, procuro por coisas antigas, perdidas e esquecidas para as tornar conhecidas no mundo.

3 opiniões sobre “Ataíde de Oliveira (1842/3? – 1915) – qual o verdadeiro ano de nascimento ?”

Deixe um comentário