António Tenreiro – o explorador desconhecido

António Tenreiro é praticamente um desconhecido para a maioria dos portugueses, foi um viajante português do século XVI, anterior a Camões e a Fernão Mendes Pinto, que encetou uma viagem por terra da Índia para Portugal, uns dizem para servir inicialmente da embaixada de D. João III ao xá da Pérsia, outro para servir de espião junto dos persas que nessapicture_from_156027s_1st_edition_of_do_itinerario_de_antc3b3nio_tenreiro altura ameaçariam Ormuz, onde Afonso de Albuquerque havia erguido uma fortaleza que controlava um dos acessos ao Oceano Índico. Em 1528 enceta uma viagem de regresso a Portugal por terra de que dá conta em 1560, numa publicação em Coimbra que passou à posteridade como Itinerário , do título completo Itinerário de António Tenrreyro, cavaleyro da ordem do Christo, em que se contem como da Índia veo por terra a estes Reynos de Portugal.  . Pouco se sabe desta personagem, escondida no negrume da história, que foi cavaleiro da Ordem de Cristo. Provavelmente, a sua faceta de espião levou ao facto de ter permanecido esquecido.

No entanto a sua obra revelava informações importantes como guia de viagens, de tal forma que O Itinerário foi incluído como suplemento em três edições da Peregrinação nos séculos XVIII e XIX. A obra pode ser encontrada numa edição online da Peregrinação de 1725 no archive.org . Existem várias editoras que têm edições da obra, nomeadamente esta de 1980. Depois de Pêro da Covilhã, que foi ao Reino de Prestes João (Etiópia) e que deixou notícias e descendentes, que outros portugueses emissários, espiões e embaixadores portugueses se perderam nos ventos da História!?

No que toca a António Tenreiro, sabe-se muito pouco ou quase nada, apenas que Coimbra seria a sua cidade natal e onde morreu, e não sabemos se terá lucrado com a publicação da sua história.

AutoSaved textareas
Restored textareas
Cleared AutoSaved data
AutoSaved textarea data available

Autor: digitalfisherman

I am a curious guy with diverse skills and tastes. From computer programmer to historian, I search to make old, lost and forgotten things known to the world. Sou uma pessoa curiosa com várias vocações e interesses. Desde programador a historiador, procuro por coisas antigas, perdidas e esquecidas para as tornar conhecidas no mundo.

Um pensamento em “António Tenreiro – o explorador desconhecido”

Deixe um comentário